A ideia por trás da solução:
O ponto de partida para a construção dessa nova oferta surgiu da necessidade de corporações que precisavam inovar, mas não dispunham de tempo suficiente para contratar uma consultoria especializada nesse tipo de serviço. Por isso, estabelecemos que um período de três semanas seria ideal para sair do ponto zero e gerar ideias prontas para serem validadas para seguirem no processo de inovação.

Problema:
Executivos e gestores muitas vezes têm dificuldade em implementar inovações em suas empresas ou corporações, e enfrentam desafios para projetar o futuro de seus negócios. Além disso, eles podem ter dificuldade em gerar ideias viáveis e categorizadas para o futuro desejado, o que pode aumentar o risco de inviabilidade das soluções mapeadas.


Preparação:
Para estar bem preparado na criação do serviço, foram necessários alguns passos e estudos aprofundados no que diz respeito à inovação e facilitação de dinâmicas:
Elaboração de pitch de venda para apresentar aos C-Levels e verificar a adesão da oferta no mercado. 
Entrevista com possíveis interessados na solução com o objetivo de captar receios e pontos de melhoria.
Aprofundamento em teorias e metodologias já existentes, como Design Thinking, Design Sprint, Metodologia Ágil e Horizontes de Inovação.
Desenvolvimento de diagramas próprios para executar os processos de inovação (The Innovation Model Canvas e o Profound Innovation Sprint).
​​​​​​​Modelagem de Playbook no Notion e Blueprint no Miro, com a descrição e as etapas de todo o processo.




Sobre o projeto:
Profound™ Innovation Sprint (PIS) é uma metodologia que busca ajudar empresas a gerar soluções inovadoras e a construir um plano de iniciativas que impacte o mercado e seus clientes. Com duração de 3 semanas e com base nos conceitos de design thinking e pensamento ágil, ela visa estimular a equipe do cliente a pensar sobre o futuro desejado através dos horizontes de inovação.



Etapas do PIS:
Ao adquirir o serviço, os clientes participam de entrevista qualitativa para que seja feita uma análise inicial do grau de maturidade da inovação em sua empresa. Em seguida, são realizados dois ciclos de workshops que visam estimular a equipe do cliente a gerar iniciativas com base nos horizontes de inovação. Ao final do processo, os clientes recebem um material pronto para executar validações e experimentos na próxima fase da jornada.
A Sprint (ciclo de 3 semanas) está dividida em três etapas:
Discovery: 
Pesquisas e entrevistas para imergir no cliente e entender seus problemas e anseios corporativos sobre inovação.
Innovation: 
Dois ciclos de dinâmicas de workshop com participação da equipe do cliente para gerar iniciativas de inovação.
Profound: 
Análise e plano de inovação: tratamento dos dados, entrega de banco de iniciativas e plano de inovação com indicação de próximos passos e conexão com rede de startups parceiras.


Entregáveis e Benefícios para o cliente:
Soluções viáveis priorizadas com base no ICE Score e categorizadas por Horizonte de Inovação.
Maior integração da equipe, graças às discussões estimuladas durante os workshops.
Ganho de tempo no planejamento e criação de plano tático de inovação.
Passo a passo prático, aplicável e de fácil acompanhamento (no Notion).
​​​​​​​Banco de iniciativas como uma esteira contínua de validação e experimentação de soluções. 


Minha atuação no projeto:
Como Product Designer à frente do projeto, atuei em todas as etapas do processo de criação do serviço, de ponta a ponta. Desde as etapas iniciais de Discovery, Research e UX com foco no desenvolvimento de metodologia baseada em Design Thinking e rodadas de validação do serviço, até as fases de Prototipação, UI e entrega final como entrevista com stakeholders, facilitação de dinâmicas de inovação e entendimento do negócio do cliente.


Evolução contínua:
A árvore de oportunidades tem sido uma ferramenta utilizada para ajudar na evolução do serviço como um todo. Ao final de cada sprint, os principais pontos percebidos pelos participantes e pela equipe são considerados como oportunidades de melhoria, para serem transformados em soluções e possíveis experimentos.



Equipe responsável:
Luciano Alpes (Product Designer)
Carolina Moro (Product Manager)
Lais Lima (Associate Product Manager)
Cecília Oliveira (Associate Product Manager)
Empresa: DIWE

Ferramentas Utilizadas:
Miro (estruturação inicial do processo e plataforma para facilitação das dinâmicas)
Notion (documentação de todos os processos e entregável para cliente)
Figma (identidade visual do serviço e criação dos diagramas utilizados no processo)
​​​​​​​Hubspot (comunicação central com todos os stakeholders do processo)


You may also like

Back to Top